sexta-feira, setembro 14, 2007

Irlanda

As duas semanas fugiram. O ex-libris - Irlanda.

Estar num dos países com a taxa de crescimento mais alta da Europa. Na década de 80 a situação fiscal da Irlanda era critica (tem cerca de 4 milhões de habitantes). O governo tomou medidas radicais; a reformulação da função pública, aposta na qualificação de mão de obra, promove o investimento estrangeiro. Actualmente em termos per capita está acima da Inglaterra ou Alemanha.

Ter estado acompanhada por um casal de amigos que vive e trabalha, permitiu-me estar perto de trabalhadores também emigrantes que foram à procura de uma oportunidade. Todos são peremptórios: quem quiser trabalhar, tem. Conheci pessoas com histórias muito interessantes.

Percebi que estão ali sempre à procura de melhor. É para evoluir. A vontade da Sofia voltar à faculdade é o melhor exemplo que posso dar. Segunda-feira é o dia :D

A minha passagem coincidiu com a chegada da Marina a Cork para começar a trabalhar.

A força de andar para a frente moveu a Marina, a Sofia, o Pedro (...) as histórias são muito idênticas, independentemente da nacionalidade. O companheirismo é notório.

O medo que vimos na Marina, que o Pedro também sentiu quando chegou lá apagou-se. Ontem recebi este email:

Meninas e meninos

Vejam as fotos da minha casa e à volta. Está escrito em francês espero que percebam, é francês fácil!!! É uma casa pequena mas "cosy" acho eu. Ainda não moro lá só para a semana. Entretanto fico na casa do João e Tiago o tempo de preparar umas coisas.

Conheci hoje à tarde a proprietária que preparava tudo para a minha vinda. Pessoa simpática, muito preocupada com limpeza e pormenores.

Na formação cada sexta feira há um teste. Hoje durou meia hora, como andei a pensar na pesquisa da casa e a sonhar durante a semana toda, não me correu bem... houve umas falhas. Mas paciência desenrascarei-me com mais treino. Os colegas são simpáticos e divertidos, sempre a refilar claro como uns bons franceses!

Bjs a todos e mais p/a(o)s que me ajudaram para ainda estar aqui hoje!

Conheci sítios fascinantes, de cortar a respiração. Assisti ao vivo música irlandesa. O pub continua ainda a ter um papel importante no estilo de vida irlandês. E para quem lá chega também. Gostei muito. Comi sushi (muito bem preparado pelo Pedro). Pensei muito. Ovelhas até na berma da estrada. Conduzi do lado esquerdo. Não gosto de Guiness.

Fui muito bem recebida. Muito obrigada. Sim?